Poder versus racionalidade

  Ser racional é mais importante do que ter poder. Se não percebeu, então por outras palavras saber o que se quer é mais importante do que conseguir-se o que se quer.

 Toda a gente se lembra das máquinas de guerra mais ridículas por parte de Hitler. Ninguém o podia contrariar, o que resultou na sua própria derrota. Nesse sentido não foi o único. Qualquer pessoa com excesso de poder pode ficar sujeita ao mesmo, isto sem querer condenar seja quem for. Hoje compreende-se que algo pequeno como uma bactéria pode ser mais destrutivo do que uma grande arma.

 É melhor ficar calado e fazer o que dizem perante certas coisas sem sentido. Se não o fizermos não vai resultar em nada. É tudo birras!


 

 Ser demasiado perfeito é perigoso. Nesse aspeto deviam estar mais preocupados se têm motivos para esse alguém seja perfeito ou não, tenha motivos para atacar, para se defender, tal como um bandido que sabe criar a sua sorte. É essa atitude que no meio de uma imperfeição tão grande, que gera um pensamento tão imperfeito. Tão imperfeito ou perfeito como as coisas que fazemos nesta vida de "merda".

 Perfeição que permite atingir objetivos. Perfeição como as fórmulas de economia ou de contabilidade. Fórmulas essas matemáticas que nos dão pensamento premeditado. Pensamento premeditado que é usado para conseguirem o que querem e a isso chama-se de poder. Poder que é diferente de ser um ser racional do juízo. Um mundo nada fácil. Haverá algo perfeito para esta gente?

Não, nunca. O perfeito é o ideal e o ideal é diferente do real. As crianças não cresceram o suficiente para saberem muito bem o que querem.


 

 Ocultar as intenções (acedido a 19/10/2023) pode degradar a sinergia de grupo. Muita gente não percebe isso ao não enxergar as oportunidades como alguém ainda mais inteligente. Cooperar implica dizer o que pensa sobre o assunto. Mal de um líder se as decisões não forem bem justificadas. As pessoas só sabem que é para o seu bem próprio, sendo pagas para fazer o serviço pedido. Pessoas que portanto acabam mal quando deixam de ter em mente qual a noção de ganho pessoal.

Comportar-se como os outros é um desafio para quem pensa "fora da caixa". Pensar "fora da caixa" traz vantagens como a originalidade. A humanidade precisa de ideias criativas e a criatividade começa pela implementação de ideias originais. Qualquer ser humano gosta de ser inteligente e a sociedade deve valorizar a inteligência.

 A história do patinho feio é a maior prova que existe de quem é o maior obcecado à face da Terra.

Dizer menos do que o necessário pode significar que alguém está-nos a mentir.



Mentir? Fantasiar é para as crianças como dizem os psicólogos. As crianças é que precisam muito de fantasiar para poder crescer de uma forma saudável. Vi um mundo inteiro mergulhado numa esquizofrenia muito potente e muito perigosa, mas que ainda é curável. Psicólogos são muito importantes para evitar mexer no ADN das pessoas. Muitas vezes é preferível estar calado do que dizer uma verdade inconveniente.

 Defendo pela força das circunstâncias que a solução com gente irada é mostrar compreensão. Isso acontece pela necessidade que uma pessoa tem em explicar ao bem o que precisa de ser explicado e em vez disso quando sabe entra na fronteira da discussão. Discussão que segundo a lei do poder "vença pelas suas atitudes, não discuta", o máximo onde se consegue chegar é uma vitória de Pirro. Se não formos compreensíveis, não estamos só a fazer mal a essa gente irada toda, mas também a nós próprios pelo que possa estar em causa. Racionalidade que tem sido uma virtude muito mal tratada.

 Racionalidade que merece estar acima do poder a todos os níveis. É por isso que às vezes só há uma solução para tanto poder, mas cuidado com as armadilhas do surreal. O comando de Deus é informação. O comando de Deus é a morte.

 O problema de sentir poder é achar desnecessário perceber as pessoas como se devia (nada os afeta), mas será isso sempre verdade?

 Ser compreensível com as pessoas é sinal de cortesia pelo que ainda há esperança.

 Se querem ver uma pessoa irritada, então isso só pode ser gente muito ruim e muito perigosa. Nada de aventuras. Apenas tente evitar. Se perderem clientes vai ver que mudam de atitude.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não se metam com certos paradoxos

Certos dizeres